terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

Vai se mudar? Então leia o meu manual com dicas de mudança

Mudar é uma missão, seja pra perto ou pra longe, surgem diversos imprevistos e incomodações, problemas que podem deixar alguém de cabelo em pé. Eu sou uma pessoa extremamente organizada com esse tipo de "missão" e já me mudei algumas vezes, o que me fez desenvolver certas habilidades, e, durante minha última mudança, posso dizer que: passei trabalho organizando antes, mas não me incomodei com N-A-D-A durante e depois.

Vou compartilhar inúmeras dicas com vocês dividindo essa postagem em 3 etapas:

1. Escolher a empresa de mudança: faça um orçamento com diferentes empresas para comparar o preço e busque um feedback online e entre conhecidos para saber se as mesmas são de confiança, não leve isso muito em conta no caso de empresas grandes e que já estão a muito tempo no mercado, um problema ou outro sempre tem com alguém, infelizmente, e você vai precisar escolher uma empresa e ponto. O ideal é, escolher a empresa e marcar uma reunião/vistoria pessoalmente para conversar melhor, assim você pode tirar todas as suas dúvidas, aproveite o encontro e explique detalhadamente tudo que vai e não vai junto, assim o responsável pela vistoria anota caso você esqueceu de colocar algum item no orçamento. Pergunte a ele como trabalham, em relação ao uso de elevadores, guinchos e etc. sobre o material usado, e sobre o tempo que deve demorar para ser tudo embalado. Algumas empresas dividem a mudança da seguinte maneira: um dia para embalar, um dia para coletar, um dia para levar, por isso é bom esclarecer tudo, uma empresa com grande experiência vai saber te dizer se em quando tempo conseguem fazer tudo. Aproveite esse encontro (ou até via telefone antes) para pedir algumas caixas antecipadamente para embalar seus itens pessoais, bem como plástico bolha ou papel, fita adesiva, etc. (depende do que trazem), e no dia da vistoria devem lhe explicar como fechar as caixas, isso é muito importante. Fique atento as dicas de mudança no próprio site da empresa (se tiver), leia atentamente o contrato e tire todas as suas dúvidas com o responsável pela vistoria ou quem lhe atender via telefone.

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2. O Kit de organização: Gosto de ter algumas coisas em mãos para antes, durante e depois da mudança! Esses itens eu levo comigo e não no caminhão da mudança, assim vou ter sempre em mãos. Vamos a lista:

- Um caderno de anotações e caneta (nele você vai listar os itens que estão nas caixas conforme for numerando as mesmas, assim na hora de abrir você não fica procurando agulha em cinzeiro)
- Canetinhas (gosto da "Pilot color 850Jr - escreve bem sem falhar em caixas de papelão, você vai usar para numerar as caixas de papelão e escrever uma descrição nelas, lembre-se que elas só escrevem no papelão e não por cima da fita adesiva usada para fechar as caixas! Anote frágil sempre que embalar algo frágil =P)
- Fita Adesiva (use e abuse da fita adesiva, afinal, são as suas coisas que estão dentro!)
- Etiquetas brancas (tags que você compra na papelaria, aquelas etiquetas pra colar em pasta e identificar o que tem nela, use para colar nos itens que não vão, escrito BEM grande e visível pra que ninguém carregue, e também no que mais achar necessário.)
- Saquinhos Zip (saquinho zip é muito esperto! Sabe quando desmontam algo e ficam aqueles trocentos parafusos soltos? Coloque num saquinho zip com uma etiqueta descritiva identificando do que é por fora. Prático!


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3. A organização: Você vai ler nas dicas do site da empresa de mudança, e provavelmente vai ouvir de quem fizer a vistoria, que é muito útil etiquetar TUDO que NÃO VAI ser levado junto no caminhão. Façam isso!

- etiquetar TUDO que não vai para que não embalem por engano.

- fazer uma limpeza do que vai e do que não vai e se livrar do que não junto vai antes da mudança

- embalar o que você não quer que mexam antecipadamente

- separar o que não será levado no caminhão da mudança, e vai de carro, por exemplo, e deixar num canto a parte

- a lista é a sua melhor amiga durante uma mudança, liste tudo, o que vai ser doado, jogado fora, levado, levado separado, etc.

- tenha um kit de utensílios para facilitar tudo no dia: saquinhos zip, estilete, etiquetas adesivas, canetinhas, caneta, caderno, fita adesiva, sacos de lixo extras, sacolinhas extras etc.

- planeje como vão ser suas refeições antes da mudança, você vai comer na casa de outra pessoa, em restaurante, buscar comida em algum lugar, pedir delivery, etc. e tenha em mãos um estoque de pratos e copos descartáveis para facilitar a limpeza nos dias anteriores a mudança e no próprio dia.

- se você precisar de serviços como desinstalar coisas elétricas, que normalmente as empresas de mudança NÃO fazem, agende um horário antes para fazer, exemplo: ar condicionado.

- esteja ciente do que cabe e não cabe no seu elevador e se você vai precisar de serviços como guincho ou rappel, então se informe se a empresa de mudança faz ou um profissional que faça.

- coloque números em todas as caixas e descrições breves do que tem dentro, se for algo sensível escreva "frágil" bem grande por fora, e use seu caderno/caneta para fazer uma lista/relação do que tem em cada caixa, no dia que descarregarem vai ser muito mais fácil encontrar o que precisa.

- se algo vai precisar ser montado quando a mudança chegar, tenha certeza de anotar separadamente em que caixa as peças/itens foram colocados para quando descarregarem a mudança, separar a caixa e saber exatamente onde as coisas estão.

- quando a mudança chegar, vá conferindo os números das caixas e fazendo uma marcação na lista/relação que você fez no seu caderno, é a maneira mais fácil de saber se não está faltando nada.

- conforme você for esvaziando caixas, não jogue tudo fora no primeiro instante, ao contrário, use elas para separar itens, como por exemplo: coisas para doação, coisas para lavanderia, lixo reciclável e assim por diante, isso vai ajudar muito você conforme os dias passarem.

- para o dia da mudança, deixe copos descartáveis e água para você e os funcionários da empresa contratada disponíveis, também não esqueça que os banheiros vão ser usados e precisam ter no mínimo toalhas, papel higiênico e sabonete disponíveis para uso.

- se necessário, tenha uma bolsa térmica no dia da mudança com bebida + lanche para consumo em mãos, caso você não possa sair para almoçar em algum lugar, é um dia cansativo e ficar desidratado ou passando fome é uma péssima ideia.

- também deixe uma necessaire com remédios básicos por perto, para levar consigo, se precisar, você tem em mãos.



Acho que esses "3 passos" são suficientes para uma bela organização! Conforme eu lembrar de mais coisas atualizo o post. Espero que tenham gostado :)



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